“As vacas estão mal trajadas”, atira humorista no Desfile da Mordomia. A marca de laticínios Agros causou polémica com uma campanha publicitária que usou duas vacas vestidas com trajes típicos de Viana do Castelo, numa alusão ao Desfile da Mordomia, uma das tradições da Romaria d’Agonia.
A iniciativa gerou críticas nas redes sociais, onde muitos acusaram a empresa de desrespeitar a cultura e a identidade locais, e de ofender as mulheres que participam no desfile.
Um humorista de Viana do Castelo, Hugo Soares, decidiu aproveitar a controvérsia para fazer uma piada com Cristina Ferreira, a conhecida apresentadora de televisão que já usou um dos trajes vianenses num programa da TVI.
Numa publicação no Facebook, Hugo Soares comparou a imagem da Agros com uma fotografia de Cristina Ferreira, e ironizou: “O único problema da publicidade da Agros é que as vacas estão mal trajadas e isso não é a primeira vez que acontece”.
A brincadeira do comediante não foi bem recebida por muitos internautas que consideraram a sua atitude machista, grosseira e despropositada.
Alguns defenderam que Hugo Soares estava a insultar Cristina Ferreira e as mordomas de Viana do Castelo, e que devia pedir desculpas públicas. Outros questionaram o seu talento e o seu sentido de humor, e sugeriram que se dedicasse a outra profissão.
Hugo Soares não se mostrou arrependido nem intimidado pelas críticas, e respondeu que se tratava apenas de uma piada sem maldade e que as pessoas deviam ter mais sentido de humor e menos sensibilidade. Ele afirmou que não tinha intenção de ofender ninguém, e que era fã de Cristina Ferreira e da cultura vianense.
Ele acrescentou que a sua publicação era uma forma de chamar a atenção para a campanha da Agros, que ele considerava uma falta de respeito e de bom gosto.

