Isabel Duarte afirma: «Nenhum filho está preparado para saber que a mãe tem cancro»

«Nenhum filho está preparado para saber que a mãe tem cancro», foram as palavras de Isabel Duarte que  descobriu ter cancro de mama.

Ao site Crescer, ela começou por afirmar: «Recebi um presente envenenado, como eu costumo dizer…Fui com a minha filha ao médico, porque tinha um caroço que andava a incomodá-la. Felizmente não era nada. Eu aproveitei também para marcar uma mamografia, por rotina».

No dia seguinte ao seu aniversário foi quando fez o exame: «Fui fazer o exame sozinha… e depois de saber chorei imenso nesse dia e nos seguintes, sempre sozinha, porque não queria que a minha família me visse em baixo», relembra.

Hoje, afirma que «Encaro a doença de frente. Gosto de celebrar a vida e sei que vou continuar a fazê-lo. Isto é uma luta e a vencedora vou ser eu!»

Para ela «não há forma de contar uma coisa destas aos filhos…Andei quatro dias a tentar encontrar uma forma para lhes contar. Quando lhes contei, vi o mundo desabar nos olhos deles. Foi um choque, choraram como nunca os vi chorar…Quanto mais velhos são os filhos, mais difícil é receberem uma notícia destas. A palavra cancro ainda é como uma sentença de morte. E se não lhes contarmos e falarmos do assunto abertamente, acabam por saber por outras pessoas. Por isso tinha mesmo de lhes contar o quanto antes…»

Quem precisou de mais apoio foi o filho mais velho. «O Tiago foi o que precisou de mais ajuda para lidar com a situação. Como já não vive comigo, passava a vida angustiado, ansioso e preocupado. O avô morreu com cancro do pâncreas e marcou-o muito…»

saber que a mãe tem cancro

Também vais gostar destes:
Sem pudores, Cristina Ferreira mostrou o «marido» e o «amante»!
Não me consigo desligar do passado, confessa Cristina Ferreira.

Atualmente a doença de Isabel está estável e sob vigilância e Isabel refere que: «Esta é uma fase da vida que um dia vamos recordar… Se isto nos aconteceu, temos de ultrapassar! Temos de passar pelo processo para tentar lutar contra a doença. A outra opção é desistir e deprimir, mas isso não abranda as dores nem a doença”.

«É viver um dia de cada vez…O apoio do marido, dos filhos, amigos e família é fundamental! É a nossa grande salvação… Amor e carinho fazem parte do processo de recuperação.»

Artigos Relacionados

Últimos Artigos

Influenciadora diz que homens devem pagar conta em encontros devido aos seus gastos mensais.

Uma influenciadora disse que os homens devem pagar conta em encontros devido aos seus gastos mensais. Isabelle, uma influencer americana, gasta mais de 260...

Luciana Abreu conta como cria as quatro filhas sem a presença dos pais.

Luciana Abreu contou como cria as quatro filhas sem a presença dos pais. A estrela da SIC, partilhou uma experiência emocionante com as gémeas. Tudo...

Zé Lopes revela quem pode ser expulso no Big Brother-Desafio Final Domingo.

Zé Lopes revelou quem pode ser expulso no Big Brother-Desafio Final Domingo. O conhecido comentador do universo do Big Brother, fez uma aparição no...