Segundo uma pesquisa recente realizada pela Universidade do Texas nos EUA, consumir apenas uma lata de bebida energética aumenta o risco de um AVC e enfarte.

O estudo revelou que apenas 90 minutos depois da ingestão, a bebida faz com os vasos sanguíneos se estreitem, dificultando a circulação do sangue no organismo.

Outros estudos já haviam apontado que os efeitos do consumo do produto, é semelhante ao da cafeína em excesso

Para concluir a pesquisa, os cientistas analisaram 44 estudantes da McGovern Medical School, que faz parte da Universidade do Texas – eles eram não fumadores e classificados como pessoas saudáveis.

Eles queriam saber qual é o efeito da bebida no endotélio, camada celular que reveste os vasos sanguíneos, em cada organismo.

Os participantes receberam a bebida energética e dentro de 90 minutos, ficou constatado que o diâmetro interno dos vasos, se contraiu com relação ao tamanho do endotélio, cerca de 50%.

O estudo tem grande relevância devido a enorme quantidade na demanda de consumo deste produto, em especial entre pessoas jovens.

Os pesquisadores de áreas de saúde preocupam-se também com os efeitos a longo prazo do consumo desses produtos que ainda não estão totalmente revelados.

O efeito é semelhante ao da cafeína, entretanto existem outros agentes químicos na bebida e enorme quantidade de açúcar. Todos esses compostos associados formam uma substância nociva a saúde.

Loading...