Sabias que vais poder receber mais 3.276 € por ano? Deve haver dezenas de milhares de pessoas que têm direito e que ainda não perceberam.

Existem milhares de pessoas que possuem doenças graves ou que sofreram acidentes, que ficaram com incapacidades e desconhecem que podem solicitar um Atestado de Incapacidade Multiuso, podendo usufruir de muitas vantagens e benefícios.

Se a pessoa tiver 60% de incapacidade pode pedir este atestado, mesmo que seja reformado ou esteja dependente de terceiros.

Todas as doenças estão abrangidas, uma vez que o que conta não é a doença mas o grau de incapacidade que esta dá.

Obviamente que há doenças mais comuns que geram logo incapacidades, como são exemplo Alzheimer, Parkinson, Doença Bipolar, entre outras.Na lei existe uma lista de incapacidades com a percentagem específica que cada uma dá direito.

A título de exemplo, basta a pessoa ter um diagnóstico de cancro para ter 60% de incapacidade.

Os direiros para quem tem um Atestado Médico de Incapacidade Multiuso são imensos, entre eles destacam-se os benefícios a nível do IRS, menor retenção na fonte no salário, isenção de taxas moderadoras, isenção de IUC (Imposto único de circulação) até 240 euros, compra de viaturas com isenção de ISV (Imposto sobre veículos), apoios na segurança social como ajudas técnicas, a Prestação Social para a Inclusão (PSI), entre outros.

Uma pessoa com uma incapacidade de 60% ou mais, após ter o Atestado Multiusos, deve pedir a Prestação Social para a Inclusão. Para tal deve marcar uma reunião no Balcão da inclusão da Segurança Social e fazer o pedido.

Com esta decisão de pedir a PSI, uma telespectadora do Contas-Poupança da SIC, vai receber mensalmente mais 273 euros com esta prestação, quase que duplicando as suas fontes de subsistência.

Acima dos 80% de incapacidade a atribuição da prestação não depende dos rendimentos, mas convém a pessoa se aconselhar porque há casos em que o valor atribuído é zero. Por isso peça esclarecimentos para não ter surpresas.

Com a atribuição desta prestação pode poupar muito dinheiro, por isso se tem direito não se esqueça de a solicitar.

Com um Atestado Multiusos de pelo menos 60% de incapacidade são imensos os direitos que as pessoas podem beneficiar (alguns mencionados anteriormente) e que muitas pessoas por desconhecimento nunca chegam a pedir.