O que faz um relacionamento durar é contar piadas e fazer o teu parceiro rir, aponta a ciência. “Eu desejo um parceiro que tenha bom humor”. Muitos de nós repetimos essa frase quando nos perguntam o que procuramos numa pessoa. Isso porque acreditamos que um par divertido encherá os nossos dias amargos e cinzentos de risos e alegrias. Mas será que isso tem fundamento científico?

Um estudo da Universidade de Kansas descobriu que o factor que influencia significativamente a satisfação e o sucesso de um relacionamento é, de facto, o humor que os casais desfrutam juntos. Mas existe um segredo: o senso de humor deve ser partilhado. Quando os dois riem e curtem uma piada, estão em verdadeira conexão.

Além disso, uma pesquisa que contou com 15.177 participantes mostrou que um clima positivo compartilhado entre o casal está directamente associado ao sucesso do relacionamento.

Partilhar uma boa risada cria um factor extremamente importante na união, segurança e confiança de um casal. Outro estudo também mostrou que quando duas pessoas riem juntas, elas demonstram maior interesse uma pela outra.

Os casais que realmente partilham essa conexão divertida sabem como “provocar” uns aos outros e sabem reconhecer limites. Lembre-se que o seu parceiro nunca deve ser alvo de todas as piadas. Um senso de humor agressivo é um mau sinal para o relacionamento.

O médico em Relacionamentos e Interacção Social Jeffrey Hall afirma que o importante é que ambos partilhem o mesmo senso de humor para que esta forma de relacionamento seja afirmada através do riso. Não se trata de ser um grande comediante, mas sim de encontrar o que é divertido no quotidiano e aproveitar disso lado a lado, afirma o especialista.