Pingo Doce aumenta preços de produtos 14% antes do corte do IVA. O consumidor fez uso das suas redes sociais e denunciou o aumento de preços antes da descida do IVA.

No caso deste cliente, a fatura subiu cerca de 14% em apenas uma semana.

O consumir publicou dois talões do Pingo Doce em Barcelos e um deles foi impresso “antes de saber que o IVA ia baixar” e o outro “depois de saber que o IVA ia baixar”.

Em ambos os talões foram comprados os mesmos artigos de pequeno almoço, numa secção de cafetaria do supermercado, mas apesar de haver apenas uma diferença de 7 dias entre os dois talões, o consumidor verificou um aumento de 42 cêntimos no valor total da compra.

Na compra adquiriu uma meia de leite, um galão, uma carcaça e um pão de espelta com manteiga. Tudo ficou por 2,87 euros.

No entanto, apenas sete dias depois, no dia 25 de março, exatamente os mesmos artigos custaram um total de 3,29 euros –  o que corresponde a um aumento de cerca de 14% sob os mesmo produtos.

O consumidor deu expose da situação nas redes sociais e há quem acuse o supermercado de ter aumentado os preços em antecipação à descida do IVA.

Nenhum dos artigos presentes no talão pertencerem à lista dos 44 tipos de alimentos escolhida pelo Governo para a descida do IVA, mas os consumidores acreditam que esta seja uma forma de os supermercados se aproveitarem da situação.

A regra do IVA zero aplicam-se aos artigos de supermercados e não aos da restauração ou cafetaria.