Pepe, ícone do futebol, despede-se dos relvados aos 41 anos. O defesa central que marcou que se destacou na Seleção Portuguesa de Futebol, anunciou o término da sua carreira aos 41 anos.
A decisão foi partilhada pelo próprio num emocionante vídeo, onde expressou profunda gratidão a todos que contribuíram para a sua jornada no futebol.
Pepe agradeceu a Deus pela sabedoria concedida, aos presidentes dos clubes pela confiança, aos colegas de equipa e treinadores pelo crescimento mútuo, e aos adeptos, descritos como a verdadeira essência do futebol: “Quero agradecer a Deus por me ter dado sabedoria para poder seguir a minha jornada. Não posso deixar de agradecer a todos os presidentes que apostaram em mim para desempenhar o meu trabalho, a todos os funcionários dos clubes em que passei e da Seleção. Eles são a alma dos clubes”
Não esqueceu a família, agradecendo especialmente à mãe por permitir-lhe perseguir o sonho de ser jogador profissional, e à esposa e filhos pelo apoio incondicional: “Quero agradecer também a todos os meus companheiros e treinadores que me fizeram crescer e competir e diariamente. A todos os adeptos, que são a alma do futebol e dos clubes. A minha mãe teve sempre comigo e foi essencial na minha trajetória, por me ter deixado voar para o sonho de ser jogador profissional. Agradeço a todos os meus amigos, familiares, à minha mulher, que foi o lar na minha ausência, aos meus filhos, por acreditarem em mim e serem um apoio. (…) Um abraço de gratidão a todos”
Com um legado de dedicação e paixão pelo desporto, Pepe despede-se dos relvados, deixando um rastro de admiração e respeito no mundo do futebol.