Cansado de pagar Comissões de Manutenção? Entrou em vigor uma nova Lei.

Estás cansado de pagar Comissões de Manutenção? Entrou em vigor a Lei n.º 21/2018, de 8 de maio, que vem alterar o regime de serviços mínimos bancários.

Estas contas são gratuitas ou de baixo custo (pagas cerca de 5 euros por ano no máximo) e não pagas rigorosamente mais nada por ter a conta aberta, nem pelo cartão multibanco. A única condição é teres apenas uma conta à ordem aberta em Portugal.

Todos os bancos são obrigados a ter contas de serviços mínimos bancários, basta o cliente pedir por escrito no respetivo balcão.

Os bancos estão a apertar tanto nas comissões que há clientes bancários que têm prejuízo ao fim do ano por ter o dinheiro no banco.

Segundo o Banco de Portugal há bancos que nem sequer cobram nada pela conta de serviços mínimos bancários, como são exemplo a Caixa Geral de Depósitos, o BPI, o Banco Popular, o BPA, a Caixa de Crédito Agrícola de Leiria, o ActivoBank e o Banco Best.

Este tipo de contas tem algumas limitações. A condição principal é que só podes ter uma conta, por isso se tiveres contas noutros bancos vais ter de as fechar e deixar só essa aberta.

Assim, se neste momento só tens uma conta bancária e pagas comissões, basta ires ao balcão do teu banco e pedir para a converter numa conta de serviços mínimos bancários.

O banco é obrigado por lei a fazê-lo e ficas a pagar zero ou quase nada pela conta e pelo cartão multibanco. Se tiveres o marido ou a mulher nessa conta, também tem direito ao cartão multibanco gratuito ou pelos tais 5 euros, conforme os bancos.

Em resumo, se te basta ter uma conta e se não queres uma conta-ordenado, a chamada facilidade de descoberto, basta ires ao teu banco e pedires para ter esta chamada conta simples.

Este tipo de conta não é apenas para pessoas com pouco dinheiro ou para reformados. Qualquer pessoa pode pedir para deixar de pagar comissões bancárias, desde que aceites as condições.

Os bancos não podem recusar e se te pedirem documentos com certidões e declarações das finanças, basta dizer-lhes que estão mal informados.

A lei foi alterada recentemente para facilitar também a vida aos mais idosos e incapacitados.

Se tiveres mais de 65 anos ou 60% de incapacidade, os filhos ou não familiares podem fazer parte desta conta de serviços mínimos bancários mesmo que tenham contas noutros bancos, para que possam ajudar essas pessoas a movimentar o dinheiro, se necessário.

Também vais gostar destes:
Não permitas que te tirem milhares de euros da conta através do débito directo.

Estas contas são apenas para particulares, não se aplicam a condomínios, pois são pessoas coletivas, nem a empresas.

Com esta alteração podes poupar 100 euros por ano em comissões. Vale a pena não te parece?

Informa-te no teu banco e começa já a poupar!

Artigos Relacionados

Últimos Artigos

Nuno Eiró Desfruta de Férias em São Paulo ao Lado do Namorado.

Nuno Eiró Desfruta de Férias Românticas com o Namorado. O apresentador português Nuno Eiró, de 50 anos, decidiu trocar Lisboa por São Paulo para umas...

Indignada com vitória de Inês Morais no Desafio Final, Cinha Jardim arrasa restantes concorrentes.

Cinha Jardim Fica Indignada com vitória de Inês Morais no Desafio Final Cinha Jardim expressou incredulidade perante as queixas de exaustão mental dos concorrentes, referindo-se...

Familiares de Joana Diniz Fazem Apelo Emocional: “Vamos Provar Que É o Povo Que Decide!”

Familiares de Joana Diniz Fazem Apelo Para Coroá-la Vencedora do Desafio Final A contagem regressiva para a grande final do Secret Story – Desafio Final...