Cansado de pagar Comissões de Manutenção? Entrou em vigor uma nova Lei.

Entrou em vigor uma nova lei que altera o regime de serviços mínimos bancários, que vem facilitar o acesso dos clientes aos serviços mínimos bancários, alargar o número de transferências interbancárias incluídas e permitir as ultrapassagens com cartões de débito.

2168
pagar Comissões de Manutenção
pagar Comissões de Manutenção

Estás cansado de pagar Comissões de Manutenção? Entrou em vigor a Lei n.º 21/2018, de 8 de maio, que vem alterar o regime de serviços mínimos bancários.

Estas contas são gratuitas ou de baixo custo (pagas cerca de 5 euros por ano no máximo) e não pagas rigorosamente mais nada por ter a conta aberta, nem pelo cartão multibanco. A única condição é teres apenas uma conta à ordem aberta em Portugal.

Todos os bancos são obrigados a ter contas de serviços mínimos bancários, basta o cliente pedir por escrito no respetivo balcão.

Os bancos estão a apertar tanto nas comissões que há clientes bancários que têm prejuízo ao fim do ano por ter o dinheiro no banco.

Segundo o Banco de Portugal há bancos que nem sequer cobram nada pela conta de serviços mínimos bancários, como são exemplo a Caixa Geral de Depósitos, o BPI, o Banco Popular, o BPA, a Caixa de Crédito Agrícola de Leiria, o ActivoBank e o Banco Best.

Este tipo de contas tem algumas limitações. A condição principal é que só podes ter uma conta, por isso se tiveres contas noutros bancos vais ter de as fechar e deixar só essa aberta.

Assim, se neste momento só tens uma conta bancária e pagas comissões, basta ires ao balcão do teu banco e pedir para a converter numa conta de serviços mínimos bancários.

O banco é obrigado por lei a fazê-lo e ficas a pagar zero ou quase nada pela conta e pelo cartão multibanco. Se tiveres o marido ou a mulher nessa conta, também tem direito ao cartão multibanco gratuito ou pelos tais 5 euros, conforme os bancos.

Em resumo, se te basta ter uma conta e se não queres uma conta-ordenado, a chamada facilidade de descoberto, basta ires ao teu banco e pedires para ter esta chamada conta simples.

Este tipo de conta não é apenas para pessoas com pouco dinheiro ou para reformados. Qualquer pessoa pode pedir para deixar de pagar comissões bancárias, desde que aceites as condições.

Os bancos não podem recusar e se te pedirem documentos com certidões e declarações das finanças, basta dizer-lhes que estão mal informados.

A lei foi alterada recentemente para facilitar também a vida aos mais idosos e incapacitados.

Se tiveres mais de 65 anos ou 60% de incapacidade, os filhos ou não familiares podem fazer parte desta conta de serviços mínimos bancários mesmo que tenham contas noutros bancos, para que possam ajudar essas pessoas a movimentar o dinheiro, se necessário.

Também vais gostar destes:
Não permitas que te tirem milhares de euros da conta através do débito directo.

Estas contas são apenas para particulares, não se aplicam a condomínios, pois são pessoas coletivas, nem a empresas.

Com esta alteração podes poupar 100 euros por ano em comissões. Vale a pena não te parece?

Informa-te no teu banco e começa já a poupar!