Onda de calor em Portugal! Noites tropicais e temperaturas de 42 graus.

Onda de calor em Portugal! Noites tropicais e temperaturas de 42 graus. Nos próximos dias, espera-se um céu cinzento em grande parte do país, exceto no Algarve.

Estão previstos períodos de chuva ou aguaceiros no início da semana, principalmente nas regiões norte e centro. No entanto, essa condição não durará muito tempo, pois a partir de quinta-feira, um dia após o início oficial do verão, espera-se uma onda de calor.

O aumento das temperaturas na Península Ibérica e no sul da França é causado por uma “massa de ar quente e seco vinda do norte da África”. Segundo o climatologista Carlos Pires, teremos uma subida repentina da temperatura a partir de quinta-feira, que se manterá durante algumas semanas, de acordo com as previsões. Na região do Vale do Tejo, no interior do Alentejo e no Algarve, por exemplo, os termómetros podem chegar aos 42 graus, muito acima da média para esta época do ano.

No primeiro fim de semana de verão, as máximas deverão atingir entre 38 e 42 graus em algumas áreas ao sul do Tejo, enquanto no restante território estarão entre 30 e 35 graus. Em Lisboa, por exemplo, espera-se que o dia mais quente seja no sábado, com temperaturas que podem chegar aos 35 graus.

As temperaturas mínimas também subirão a partir de quinta-feira, com valores elevados para esta época do ano. Espera-se noites tropicais, com temperaturas iguais ou superiores a 20 graus, principalmente ao sul do Tejo.

No entanto, antes da chegada da onda de calor, as previsões indicam chuva. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê aguaceiros em todo o país nesta segunda-feira, 19 de junho, e 11 distritos estão sob aviso amarelo devido à precipitação: Braga, Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Leiria, Castelo Branco e Coimbra.

Artigos Relacionados

Últimos Artigos

Nininho Vaz Maia suspende concerto após presenciar discussão: “Há crianças aqui, não faças isso…”

Nininho Vaz Maia suspendeu um concerto após presenciar discussão: “Há crianças aqui, não faças isso…”. Durante um concerto em Oliveira de Azeméis, Nininho Vaz...

Daniela Ventura Corre Risco de Expulsão do Big Brother.

Daniela Ventura corre o risco de expulsão do Big Brother. Ela tem sido uma figura central nas dinâmicas da casa do "Big Brother", especialmente...

Pedro Crispim critica Daniela Ventura novamente: “Ó Drama, Ó Horror…”

Pedro Crispim criticou Daniela Ventura novamente: “Ó Drama, Ó Horror…”. A concorrente tem sido uma figura central nas dinâmicas da casa do "Big Brother",...