Marco Costa e Mafalda Matos estiveram num bate boca esta tarde. Marco Costa usou o termo ‘paneleirices’ devido a uma atitude de Miguel Azevedo. “Pediram-me opinião. Mafalda, o que é que achas da palavra paneleirices? E eu respondei. Agora, não te agradou, não foi ao encontro daquilo que tu achavas que era a palavra… deixa-me acabar de falar, por favor. É uma perspetiva que eu tenho por variadíssimas razões”, disse.
E continuou: Essa palavra deriva da palavra paneleiro e na nossa sociedade já não faz sentido usares. Porque parece que ser homossexual é algo depreciativo. Porque homossexuais, no calão, são chamados paneleiros. Por isso é que eu disse ao Miguel: Não me venhas dizer que paneleirices não está conectado com a palavra paneleiro, porque senão está aqui uma certa hipocrisia“.
Marco Costa respondeu: “Eu percebo tudo o que a Mafalda disse, concordo com algumas coisas. Agora, as pessoas é que têm maldade na cabeça. Quando ouvem isto, levam para ali. Eu não levo. Eu percebo que hajam pessoas que levem essa palavra como a Mafalda leva“, ao que Mafalda Matos retorquiu: “Tu não levas porque tu não és homossexual e nunca levaste com esta palavra em cima montes de vezes, percebes? A questão é essa. É que tu és um privilegiado, porque és heterossexual“
Mas eu sou um privilegiado por ser heterossexual? Porque é que eu sou um privilegiado por ser heterossexual?“, questionou Marco.
“Porque tu não notas isto. Só as minorias é que sentem na pele isto, percebes? Que bom que tu não sintas este preconceito. Não tens essa sensibilidade. Ouve, tu és tão naïf que tu não tens essa sensibilidade“, disse Mafalda.
Indignado Marco atirou: “O que aqui me faz confusão é, estava tudo a levar isto na brincadeira e toda a gente esta a perceber e de repente chega a Mafalda, tem uma opinião diferente e agora já é tudo mau.É nestes pequenos debates que um gajo consegue ver quem é que está aqui a ser ele próprio ou está a pensar no que é que se pensa lá fora“, concluiu.