“Não estou preocupado com a foto”, disse João Paulo, o jovem que salvou ovelhas. A imagem foi partilhada milhares de vezes nas redes sociais.

João foi visto com uma ovelha às costas durante os incêndios as chamas que ameaçavam casas, pessoas e animais. É esta a imagem que está a invadir as redes sociais um pouco por todo o mundo, mas João não se mostra preocupado com a situação.

À rádio Observador, o jovem disse: “A fotografia pode ser divulgada em qualquer país, não me interessa”, afirmou. 

Logo ao início da tarde, o jovem tentou salvar alguns animais que estavam no campo, junto das chamas. “Conseguimos salvar todos os animais”, diz. Ao todo, foram resgatadas cerca de 20 ovelhas de vizinhos e mais de 40 cabras do avô.

Sozinho, sem ajuda e com medo de perder tudo o que tinha, João Paulo ajudou os bombeiros a combater as chamas e a retirar pessoas das casas. “Ajudei a tirar algumas pessoas de casa. Foi uma situação difícil para mim porque estava sozinho. Vieram chamar-me de repente e não tinha ninguém para me ajudar a resgatar as pessoas. Não havia bombeiros suficientes para ajudar”, contou.

O jovem não se preocupou com a fama e, para João Paulo, o importante foi conseguir ajudar as pessoas que conhece desde sempre: “Vim ajudar os bombeiros porque é o local onde vivo há 22 anos, sou daqui da terra. Não gosto de ver o que é meu e dos outros a ir por água abaixo.”