Dois irmãos menores lutam contra o cancro, numa clínica em Espanha. Marta Leal tem 7 anos e um osteossarcoma no fémur e os pais acabaram por recorrer a uma clinica em Pamplona para que esta beneficiasse de um tratamento alternativo sem necessitar realizar amputação.
Mais tarde, o seu irmão Tomás de 12 anos foi diagnosticado com o mesmo tipo cancro (osteossarcoma na tíbia) e um tumor nos pulmões.
Marta precisou de cortar parte do fémur em 2020. Recentemente, colocou um aparelho de alongamento, para corrigir a diferença de altura entre as duas pernas, para ter um crescimento mais saudável.
O pai das crianças revelou que Marta necessitou cortar parte do Fémur tendo colocado um aparelho para alongamento para que a perna possa crescer milímetro por dia. “Poderá ser um processo doloroso, porque envolve esticar músculos e ligamentos, mas terá de ser feito agora enquanto o corpo ainda está em crescimento”, disse o pai José Leal.
Quanto ao outro filho, também se encontra a ser acompanhado na mesma clinica, afirmando o pai que “Neste momento, continua a fazer fisioterapia e está numa fase de vigilância, mas vai ter de passar por todo o processo que a irmã está a atravessar”, revela.