Há um crescente interesse masculino na maquilhagem. Uma nova tendência está a desafiar a ideia de que maquilhagem é algo exclusivo para mulheres.
Cada vez mais homens estão a expressar-se através de cosméticos como batons, sombras, cílios postiços e mais.
Com as mudanças culturais e os questionamentos sobre o que é “coisa de homem” e “coisa de mulher” – se é que isso realmente existe -, mais homens se interessaram pelo universo das maquilhagens, alguns para fazer produções mais artísticas, como as drag queens, homens que se vestem e se maquiam como mulheres para uma performance, ou para realçar pontos de sua beleza.
Embora possa parecer uma novidade para nós, no século 21, a verdade é que essa não é a primeira vez que a humanidade viu homens usando maquiagem abertamente. No Egito antigo, homens de alta classe delineavam os olhos com um pó preto como símbolo do seu status social. E acredita-se que os guerreiros hwarang coreanos usavam maquilhagem e trajes elegantes com frequência.
Também não é preciso ir tão longe para lembrar de homens usando maquilhagens, na verdade, basta lembrar do raio no rosto de David Bowie e dos homens com lápis preto sob os olhos do movimento punk.

O uso de maquilhagem por homens parece causar mais surpresa do que antes, talvez pela grande quantidade de homens que temos envolvidos nesse mercado atualmente.