O que pode acontecer ao mundo se houver uma guerra nuclear?

O mundo possui, actualmente, cerca de 12 700 ogivas nucleares. De acordo com a FAS, Federal American Scientist, estima que a Rússia tenha 5977 e os EUA 5428 ogivas nucleares.

O impacto de uma única bomba nuclear depende do clima, da hora do dia em que foi detonada, da própria geografia do local atingido e se explode no chão ou no ar.

A AsapSCIENCE, dá conta dos efeitos pessoas e para o meio envolvente, com base numa bomba de 1 megaton que é bastante menor que as armas nucleares.

Podes ver o vídeo a seguir:

Para uma bomba deste tamanho, pessoas a até 21 km de distância teriam uma cegueira instantânea num dia claro, e pessoas a até 85 km, ficariam temporariamente cegas numa noite clara.

O calor seria terrível e queimaduras de terceiro grau poderiam ser fatais se não houvesse apoio médico imediato.

As ondas de choque produziriam 180 toneladas métricas de força nas paredes de todos os edifícios velocidades do vento de 255 km/h, num raio de 6Km. No raio de 1 km, o pico de pressão é quatro vezes maior e a velocidade do vento pode chegar a 756 km/h. A maioria das pessoas seria morta pela queda de edifícios.

O perigo de envenenamento por radiação nuclear seria iminente, especialmente a longo prazo. De salientar que as partículas radioativas podem viajar por largos quilómetros, afetando mesmo a população mais longínqua do epicentro do rebentamento da bomba.