Gás em Portugal é o mais caro de toda a Europa!

16145
Gás em Portugal é o mais caro de toda a Europa
Gás em Portugal é o mais caro de toda a Europa

O gás em Portugal é o mais caro de toda a Europa e ocupa o segundo lugar no preço da luz, já para não falar dos combustíveis para automóveis.

Os dados foram divulgados pelo Eurostat e por comparação com o preço de outros bens de consumo, Alemanha, Portugal, Bélgica, Roménia e Polónia são os países onde os consumidores mais pagam pela luz ao final do mês.

No segundo semestre de 2017, os portugueses pagaram 22,3 euros por cada 100 kWh de electricidade, o que ainda assim representou uma descida de 3% face ao período homólogo de 2016. Na União Europeia o preço médio da electricidade foi de 20,5 euros, diz o Eurostat.

Quanto à percentagem de impostos e outras taxas que pesa sobre o preço médio da luz em Portugal chega aos 52%, ou seja, mais de metade da conta paga pelos consumidores ao final do mês diz respeito à carga fiscal.

Também nos preços do gás Portugal está no pódio dos preços altos, e logo no primeiro lugar, em termos de paridade do poder de compra, seguido por Espanha, Itália, Suécia e República Checa.

Os impostos e taxas pesam 27% nos preços cobrados na factura do gás aos consumidores portugueses, em linha com a média europeia.