Filho de Júlia Pinheiro “barrado” de fazer televisão por ser gay. O filho da apresentadora teve a sua vida dificultada ao revelar a sua orientação.
Rui Maria Pêgo, não escondeu a desilusão pelos entraves que lhe foram colocados.
“O medo que eu tinha era paralisante. Já para não falar da vida dupla que levas. Eu achava que só me apaixonava por mulheres, mas sentia-me atraído por homens… As coisas que nós inventamos para sobreviver”, confessou em entrevista a Maria Botelho Moniz.
“A sociedade está ordenada de uma maneira que é heteronormativa e durante muito tempo o facto de eu dizer que tinha um namorado em televisão era impensável. Foi-me dito não sei quantas vezes que a minha carreira acabava por eu ter dito que era gay. Houve coisas que não me foram dadas por eu ser gay – e outras que também foram dadas talvez também por isso”, continuou.
Também Júlia Pinheiro, confessou que a carreira do filho teve entraves pela sua orientação: “No tempo em que estive na TVI se, em alguma reunião, dissessem que iam contratar o Rui Maria Pêgo, eu dizia logo que enquanto eu ali estivesse não permitia, porque não queria que dissessem que a escolha podia ser outra pessoa e que eu podia ter influenciado. A mesma coisa aqui na SIC. Por isso empatei-lhe a vida. E o pai na rádio”, disse em entrevista à revista TV Guia.