Faleceu o culturista Illia Golem aos 36 anos chocou o mundo do fisiculturismo. O mundo do culturismo está de luto com a morte de Illia Golem, um bielorrusso conhecido como “The Mutant” (O Mutante), que faleceu no dia 6 de setembro.
As causas da sua morte ainda não foram reveladas, segundo o jornal desportivo espanhol Marca.
Embora não fosse um culturista profissional, Illia Golem era uma figura altamente reconhecida no meio, devido à sua impressionante forma física, pesando 165 quilos. Esse físico era mantido por uma dieta extrema, na qual consumia mais de 16.000 calorias diárias.
As primeiras hipóteses sugerem que ele pode ter sido vítima do uso de substâncias comumente consumidas por culturistas, como anabolizantes, esteroidesou synthol.
Illia admitiu, em ocasiões anteriores, que o seu estilo de vida não era saudável e que não recomendaria a ninguém seguir os seus passos. No entanto, ele nunca abrandou. A sua dieta incluía 16.500 calorias diárias, com grandes quantidades de proteínas, o que poderia ter causado danos fatais em órgãos como o fígado.
Nas redes sociais, onde antes era elogiado pela sua estatura de 1,85 metros, agora multiplicam-se mensagens de luto e pesar, com comentários como “Outro culturista morre demasiado cedo”e “voa alto”.