Estudo demonstra que passar mais tempo com a mãe contribui para uma vida mais longa dela. Já te perguntaste como pode fazer a diferença na vida dos seus familiares mais velhos?

Um estudo recente da Universidade da Califórnia revelou que passar tempo com eles pode ser uma das melhores formas de prolongar a sua saúde e felicidade.

O estudo acompanhou 1600 adultos com idade média de 71 anos e descobriu que aqueles que se sentiam mais solitários tinham uma maior probabilidade de morrer em seis anos do que aqueles que se sentiam mais conectados com os seus entes queridos.

A solidão, segundo os pesquisadores, é um fator de risco tão grave quanto fumar, ser obeso ou sedentário.

Isso significa que estar perto da sua família pode fazer muito bem para eles, especialmente se eles têm uma boa relação contigo.

O tempo que passas com a tua mãe, pai, avó, avô ou outro familiar pode ser uma fonte de alegria, valorização e reconhecimento para eles, que muitas vezes se sentem isolados ou esquecidos pela sociedade.

Barbara Moscowitz, assistente social do Hospital Geral de Massachusetts, disse ao The New York Times que a necessidade de conexão humana nunca desaparece, independentemente da idade: “A necessidade de ter pessoas que nos conheçam, que nos valorizem, que nos tragam alegria nunca desaparece.”

Portanto, da próxima vez que pensares em visitar os seus familiares mais velhos, não hesites. Podes estar a fazer muito mais do que um gesto de carinho. Podes estar a dar a eles mais anos de vida.