A Entidade Reguladora abriu processo contra programa “Em Familia”, apresentado por Maria Cerqueira Gomes e Ruben Rua.
Tudo porque Ruben Rua andou cerca de 30 minutos de uma das emissões com um copo na mão que continha uma bebida alcoólica, oferecendo a bebida aos convidados e a quem estava presente em estúdio.
De acordo com a informação disponível na deliberação da ERC/2022/94 (CONTPROG-TV), este comportamento do apresentador comprometeu o desenvolvimento dos jovens.
“Ante a participação recebida sobre a inclusão de referências a bebidas alcoólicas no programa (…) e, em face do exposto, o Conselho Regulador delibera (…) proceder à notificação do operador TVI — Televisão Independente, S.A. (…)”, l~e-se.
“Cujo sentido provável é de abertura de procedimento contraordenacional, com fundamento no incumprimento da exibição de conteúdos suscetíveis de influírem na formação e desenvolvimento de jovens, no período entre as 06:00 e as 22:30, no programa ‘Em Família’, transmitido pelo serviço de programas televisivo TVI”, lê-se na deliberação de 15 de junho.
A ERC entrou com “uma participação contra a TVI (…) relativa ao programa ‘Em Família’, transmitido nesse mesmo dia, pelas 18 horas, ‘por terem em estúdio uma banca com várias garrafas de bebidas alcoólicas, um ‘barman’ de uma empresa com o nome ‘enfrascados’ que apresentava os seus produtos alcoólicos”. Uma ação que vai contra o artigo 17.º do Código da Publicidade.
“O apresentador Ruben Rua, “‘durante cerca de 30 minutos, passeou no estúdio com um copo na mão, que continha uma bebida alcoólica com gelo, e ofereceu uma bebida a todos, inclusive aos telespetadores’”, refere a nota.
A TVI já reagiu afirmando que programa ‘Em Família’ “tinha uma classificação 12 AP” e que o seu conteúdo “respeitou tal classificação”. O canal de Queluz de Baixo considerou ainda que a “exibição em televisão do consumo moderado de bebidas alcoólicas em programação com esta classificação não é suscetível de ‘influir de modo negativo na formação da personalidade de crianças e adolescentes’”.
Outro ponto destacado pelo canal é o facto de que as bebidas alcoólicas “cumprem uma função social celebratória”.