Uma mulher foi enterrada em caixão na vertical devido a sepultura mal aberta. Os familiares de Joaquina Oliveira estão indignados com o que aconteceu no funeral.
No cemitério de Riachos, concelho de Torres Novas, devido à sepultura mal aberta, o caixão teve que ser forçado a entrar quase na vertical.
Francisco Pimpão, viúvo de Joaquina, relembra ao CM o episódio: “Colocaram o caixão na direção do buraco e perceberam que não cabia. Escavaram aqui e ali, e na segunda tentativa viram que não entrava. Tentaram incliná-lo, mas só conseguiu entrar metade do caixão. Ficou quase na vertical. Parece que ela não foi colocada deitada, mas sentada”, lamenta o homem que foi casado por 65 anos com Joaquina.
A sua filha saiu da cerimónia chocada com o tratamento dado ao corpo da mãe.
“O problema foi que a cova estava muito curta”, explica António Jorge, presidente da Junta de Freguesia de Riachos, ao CM. “No entanto, isso não justificava tratar a falecida dessa forma. A única solução era o que eu disse ao funcionário da agência funerária: ligar para o coveiro para remover o excesso de terra.”