Criança de oito anos institucionalizada porque não querer passar fins de semana com o pai.

Criança de oito anos institucionalizada porque não querer passar fins de semana com o pai. O divórcio dos pais e a relação de conflito entre eles, está a ter consequências.

A mãe já recorreu da decisão, mas o Tribunal de Família e Menores da Maia, alega que a “saúde psicológica da criança está em perigo”.

À CNN Portugal, a advogada Patrícia Baltazar Resende disse que “as respostas parentais e deveres parentais não estão envolvidos [na vida da criança] e este é o único meio possível para salvaguardar a parte psicológica e física da criança”.

Ela acrescenta que esta é “é uma medida limite e que, à partida, o tribunal verifica sempre se a família tem condições para cuidar da criança para esta ficar à guarda da família, sempre”.

“Com oito anos, [a criança] já tem maturidade para se expressar, e na Convenção Sobre os Direitos da Criança está o direito a manifestar a opinião e ser informado”, afirma a psicóloga Melanie Tavares

“Se [a criança] não foi ouvida é porque o tribunal verificou que a criança não tinha as condições necessárias para ser ouvida, tem sempre em conta a idade e maturidade”, revela advogada. Mas “deve ser sempre tido em conta o facto de a vontade da criança estar com um dos progenitores, e o tribunal deve averiguar o porquê de querer um progenitor e não o outro”. E este é um dos pontos que pode ser ainda analisado à boleia do recurso pedido pela mãe da criança.

“É possível que o recurso em si possa reverter ou suspender esta institucionalização, poder-se-á aferir melhor o que levou a que o tribunal considerasse a institucionalização como a medida mais correta, poder-se-á aferir na família direta, e também tendo em conta os avós e tios da criança, qual será o melhor apoio que a criança pode ter para ficar a residir com progenitora, já que é a vontade da criança. Tudo poderá ser avaliado e revisto e tomar outra direção que não a de primeira instância”, disse ainda.

Artigos Relacionados

Últimos Artigos

Já são conhecidos os nomeados da semana! Vota na nossa sondagem.

Já são conhecidos os nomeados da semana! A casa mais vigiada do país revelou os concorrentes que enfrentam o veredito do público esta semana....

Bruno de Carvalho e Liliana Almeida terminam casamento.

Bruno de Carvalho e Liliana Almeida terminam casamento. Conhecidos pelo seu romance iniciado no programa "Big Brother Famosos", anunciaram o fim da relação. Num...

Márcia Soares, cansada de ser associada a Zaza, critica duramente “parte de Francisco Monteiro”!

Márcia Soares, cansada de ser associada a Zaza, critica duramente "parte de Francisco Monteiro"! Conhecidos pela sua participação no Big Brother 2023, encontram-se novamente...