O que causa stress são os maridos e não os filhos.

Em muitas casas a mulher tem de assumir a responsabilidade da casa e da educação dos filhos quando assim não o deveria ser, causando assim um marido causa muito mais stress à mulher do que os próprios filhos.

Quem confirma é uma pesquisa publicada no Today Moms, realizada nos Estados Unidos  e que comprovou que os maridos geravam 10 vezes mais stress do que os filhos.

Uma parte das mulheres da pesquisa, referiram que os maridos lhes davam “mais trabalho” do que os filhos, já que as atitudes infantis dos seus parceiros é que incomodavam e desorientavam muito.

Algumas também se queixaram de que os maridos não ajudavam o mínimo com as tarefas de casa o que, a longo prazo, causa nas mulheres exaustão, depressão, esgotamento, entre outras. Tal como a privação de sono, a privação de tempo para si própria, é a chave para manter a mente saudável.

As participantes do estudo alegaram que depois de um dia inteiro de trabalho, a preocupação com as crianças e as tarefas de casa, acaba por não sobrar tempo nem disposição para se dedicarem ao marido. Isto resulta normalmente em falta de compreensão – de ambos os lados. “É previsível que uma criança não entenda certas coisas, mas esperamos compreensão e paciência de nosso marido”.

Quando a pessoa fica aquém da expectativa do parceiro, não só provoca desilusão mas também frustração no outro. Estas energias negativas aumentam o stress do dia-a-dia e podem vir a ser a gota d’água de uma relação.

Qual é a solução?

Para evitar que um seja sobrecarregado de tarefas e desenvolva níveis de stress muito elevados, é importante que a comunicação flua em todos os momentos e em ambas as direcções.

É importante ter as seguintes dicas em atenção:

  • Pede directamente ao teu marido/mulher o que precisas, quando precisas e explica por que precisas. Não fiques à espera te leiam os pensamentos. Não vai acontecer.
  • Não tentes assumir/não assumas todas as tarefas. Não tens de provar nada a ninguém. Demonstra amor aos teus filhos todos os dias, isso já basta.
  • Fale com o teu parceiro sobre os os teus medos, inseguranças e insatisfações. Isso os tornará mais seguros e confiantes. Deixa claro o que esperas, sem recriminações.
  • Muita calma nos momentos de stress. Cabeça no lugar, inspira, expira, conta até 5 antes de responder.
  • Pensar sempre, mas sempre em primeiro lugar nos miúdos!
FONTEUptokids
Partilha
Loading...