Casar faz bem para a saúde: diminui níveis de stress e aumenta imunidade, aponta uma pesquisa realizada pela Universidade Carnegie Mellon, EUA.

O casamento evita solidão, permite troca única de intimidade e, de forma prática, ajuda até nas finanças, pois facilita a divisão de despesas. Os benefícios de viver junto com a pessoa amada não param por aí já que casar diminui níveis de stress e aumenta a imunidade.

OS testes realizados em laboratórios através da colecta de saliva de 572 adultos saudáveis entre 21 e 55 anos de idade mostraram que, entre as pessoas casadas, os níveis da hormona cortisol, libertado em situações de stress, são menores do que entre solteiros, divorciados ou viúvos. As avaliações foram feitas durante três dias não consecutivos.

Publicado pela revista Psychoneuroendocrinology, o trabalho científico explica que o cortisol apresenta picos no período da manhã e é reduzido ao longo do dia. Entre as pessoas casadas, a diminuição é mais rápida, o que significa menores ricos de doenças cardíacas e melhora na protecção do organismo contra doenças