Cão rafeiro que viva acorrentado e matou dono, não vai ser abatido.

Cão rafeiro que viva acorrentado e matou dono, não vai ser abatido. O dono de Tóbi foi encontrado morto pelo animal e ao contrário do que julgava, o animal vai ser poupado.

O animal vivia acorrentado debaixo de uma árvore e terá reagido à sua condição, mordendo o dono, que não resistiu aos ferimentos.

“O seu abate parecia uma inevitabilidade, mas o tribunal local, em concertação com o veterinário municipal e a União Zoófila, acaba de conceder uma segunda oportunidade a este cão de grande porte”, aponta o Jornal de Noticias.

E acrescenta: “Dar um final de vida digno a Tóbi, que tem dez anos, é o objetivo perseguido pela Câmara de Porto de Mós e a União Zoófila, em conjugação de esforços com voluntários do Centro de Recolha Oficial (CRO) de Animais de Companhia do Município e o PAN. Pelo meio, houve a intervenção crucial do Tribunal de Porto de Mós, que passou a decisão de eutanasiar ou não o animal para o veterinário municipal. Este, depois de um parecer emitido por técnicos da União Zoófila, optou pela reabilitação do animal”.

Diana Vianez, ex-deputada municipal pelo PAN na Póvoa de Varzim, reagiu à notícia no Facebook. “Os animais não merecem uma segunda oportunidade, os animais merecem uma vida digna. Se não a tiveram, então não será uma segunda oportunidade, será A oportunidade de viver e não apenas sobreviver. Por detrás de um ataque há sempre uma história de maus tratos, agressões, negligência e/ou treino com intuito de tornar o cão agressivo”, refere Diana Vianez, ex-deputada municipal pelo PAN.

“É, obviamente, de lamentar profundamente a morte daquele ser humano. No entanto, não é por este ter morrido que ambos devem morrer. Principalmente porque um agiu de forma deliberada e o outro apenas reagiu”, acrescentou.

“Segundo os relatos, o animal foi maltratado por esta pessoa durante toda a sua vida. Apenas reagiu tentando libertar-se do inferno a que foi submetido da única forma que poderia fazê-lo. Oxalá recupere a confiança no ser humano e possa pelo menos viver a sua velhice de forma digna”, concluiu.

Artigos Relacionados

Últimos Artigos

Catarina Miranda emite sério aviso após polémica.

Catarina Miranda emitiu um sério aviso após polémica. Conhecida pela sua participação no "Big Brother 2024", ela tem dado que falar após a sua...

Daniela Ventura considerada ‘a mais tóxica’ e a ‘jogadora mais completa’.

Daniela Ventura foi considerada 'a mais tóxica' e a 'jogadora mais completa'. No contexto do programa Big Brother, Diana Lopes expressou a sua opinião...

Big Brother: Nomeados fazem “último” apelo para evitarem expulsão.

Os nomeados fizeram um 'último' apelo para evitarem expulsão. A tensão é palpável no "Big Brother 2024" à medida que o programa se aproxima...