Caminhar descalço na praia acalma a mente e melhora a saúde.

Caminhar descalço na praia acalma a mente e melhora a saúde. A vida realmente pode ser melhor quando tens o hábito de caminhar na praia.

Estudos de psicologia explicam que ambientes de praia nos inspiram melhor do que outras paisagens naturais como montanhas, o campo ou deserto, pois temos a tendência a gostar mais de cenários que contém água.

Neste caso, cenários que contém um lago, rios e cachoeiras também teriam esse efeito inspirador sobre nós, porém para a maioria absoluta das pessoas, o mar é o ambiente mais procurado para ser desfrutado como contraste absoluto da vida quotidiana, o destino perfeito para férias com direito a relaxamento, bem-estar e diversão.

O mar em movimento proporciona a visão do espectro de ondas de luz em tons de azul e verde e proporciona efeito calmante, relaxante e redutor de stress.

A praia é um completo deleite sensorial para o nosso tacto. Os nossos pés desempenham um papel muito especial nisso: raramente sentimos o chão sob os nossos pés, porque geralmente estamos usando meias e sapatos.

Sentir a areia por entre os dedos dos pés, ser surpreendido por uma onda refrescante que nos toca e retorna ao mar, traz a presença do contato com nosso próprio corpo — e com a natureza.

Na praia, muitas vezes estando menos vestidos, então sentimos também por toda a nossa pele, o sol, a água e o vento de maneira intensa e revigorante. Raramente temos como experimentar essas impressões sensoriais nas nossas vidas quotidianas nas cidades.

E o tempo todo temos o som cadenciado, rítmico e agradável do mar, prática que comprovadamente reduz os níveis de cortisol, a hormona do stress no nosso corpo.

Além da bela vista do mar, caminhar ou correr na praia tem muitos benefícios para a saúde conhecidos.

Andar ou correr sobre a areia, mesmo que mais lentamente, enquanto os pés afundam, exige até o dobro de esforço do que praticar a mesma atividade física em superfícies planas.

Ao caminhar na areia da praia, estimulas a circulação sanguínea, panturrilhas, o sóleos, os tornozelos, os quadríceps e todos os outros músculos das pernas em geral.

Por outro lado, andar na areia da praia é uma sensação tão agradável e revigorante que a maioria das pessoas caminha mais do que normalmente faria em esteiras, trilhas ou pelas ruas da cidade. Os passos medidos no pedômetro aumentam sem esforço.

Se optarespor caminhar na parte rasa da água, já dentro do mar, aproveitará também os efeitos das ondas e do iodo da água, o que ajuda a prevenir varizes e estimula muito a circulação sanguínea por causa do esforço causado pela superfície fofa e a resistência dos nossos movimentos à água.

Andar descalço pela praia é muito prazeroso A areia e a água do oceano, cheia de minerais como cloro, sódio, sulfato, magnésio, cálcio, potássio e bicarbonato, naturalmente ricas em nutrientes, ajudam a aterrar o corpo e a remover o excesso de elétrons positivos.

Mesmo que o ruído das ondas esteja muito alto, não o percebemos como um ruído desagradável ou stressante. Pelo contrário: o som das ondas age como uma qualidade sonora de meditação sobre nós.

Não se trata da intensidade do som, mas sim da sua origem. O nosso cérebro pode processar sons naturais muito melhor do que os sons artificiais ou tecnicamente produzidos, como uma cidade movimentada.

Além disso, o ritmo cadenciado das ondas tem um efeito calmante sobre nós. A frequência nos traz adequação ritmada de forma similar ao ritmo do processo de respiração natural em estado calmo das pessoas, por isso o som do mar é um processo relaxante.

Recentemente, médicos descobriram através de pesquisas amparadas por aparelhos de medição, que as pessoas que estão próximas a ambientes com som cadenciado de água ou tem contato com a água, experimentam menos stresse, ou ansiedade e desfrutam melhor sensação de calma.

Estudos comprovam que o som do mar pode aliviar a dor e isso tem sido empregado com sucesso em terapias de reabilitação ou tratamento da dor, com uso para desde a prática de cirurgias odontológicas até recuperação de cirurgias mais complexas no corpo humano.

Os cientistas afirmam que o magnésio na água do mar aumenta a elasticidade da pele, hidrata-a e melhora a tua aparência.

Sal e cloreto de potássio, que são naturalmente encontrados na água do mar, são ótimos curadores para alergias cutâneas e doenças de pele como a psoríase.

Um mergulho na água fria do mar não apenas fortalece o sistema imunológico, mas também aumenta a circulação sanguínea e acelera o metabolismo. A água salgada solta as células mortas da pele e tem um efeito levemente anti-inflamatório.

Aproveita para poder respirar com mais facilidade durante e depois de um dia na praia. Há uma tendência natural de te inspirares com mais eficiência e intensidade, porque o ar fresco do mar é muito bom para os pulmões. O nosso corpo precisa do oxigénio ao nível celular, para produção energética.

A razão pelo qual o ar marinho é tão saudável é que ele é bastante húmido, contendo gotículas microscópicas de água do mar, enriquecidas com sal, iodo, magnésio e oligoelementos, que são espalhados no ar pelo vento e pelas ondas.

Pessoas com alergias ou doenças respiratórias também se beneficiam da brisa salgada e húmida do mar.

É comprovado que o sal atua no sistema respiratório de pessoas e animais como anti-inflamatório e mucolitico, ou seja, fluidificando as secreções de muco e catarro, desobstruindo as vias aéreas, promovendo conforto e alívio respiratório rápido.

Assim, pessoas com problemas respiratórios como asma e sinusite conseguem respirar com mais conforto na praia.

Além disso, o ar do mar está quase completamente livre de poluentes e vapores nocivos, fumaça de exaustão e partículas de fuligem, especialmente em áreas ecologicamente protegidas.

O ar marinho é um poderoso terapêutico. É comprovado cientificamente que o ar oceânico também traz benefícios à saúde.

Os íons negativos no ar salgado do mar aceleram a nossa capacidade de absorver oxigénio e equilibram nossos níveis de serotonina, uma substância química do corpo ligada ao humor e ao stress.

Andar sozinho na praia faz-te sentir reflexivo a respeito de conceitos sobre a auto expansão espiritual e intelectual, enquanto está em contacto com as maravilhas da criação divina.

Essa experiência ajuda a colocar os medos pessoais e problemas em outras perspectivas. É uma prática que te ajuda a relaxar, se desligar um pouco dos problemas e deixar a tua vida fluir, sem o agravante daquela sensação de preocupação ansiosa e paralisante.

Estar próximo ao mar sempre proporcionará experiências agradáveis e fascinantes. Não deixes de reservar pelo menos uma oportunidade de assistir ao pôr do sol na praia, um espetáculo da natureza que com certeza vale muito a pena.

Artigos Relacionados

Últimos Artigos

‘Big Brother’ – Catarina Miranda afirma que, se fosse mãe de André Silva, arrancaria a cabeça de Sampaio.

'Big Brother' - Catarina Miranda afirma que, se fosse mãe de André Silva, arrancaria a cabeça de Sampaio. A tensão é palpável no ambiente,...

Leokádia Pombo tem medo do pai do filho: “Ele está em Portugal”

Leokádia Pombo tem medo do pai do filho: "Ele está em Portugal". A violência doméstica é uma realidade devastadora que afeta inúmeras pessoas em...

Big Brother 2024: Catarina Miranda já ‘cascou’ em Bárbara Gomes: “Não consegues argumentar”

Big Brother 2024: Catarina Miranda já 'cascou' em Bárbara Gomes: "Não consegues argumentar". Bárbara Gomes, recentemente integrada ao elenco do "Big Brother 2024", teve...