Cachorros conseguem identificar gente má, aponta estudo.

Os cachorros conseguem identificar gente má, aponta um estudo. Os cães sabem reconhecer uma alma má. Assim como um humano, o cão aprende tudo observando à sua volta, mas ficam dúvidas se realmente imitam certas ações ou se realmente têm consciência de quando podem ou não confiar nas pessoas.

Para alcançar essas respostas, um grupo de estudiosos da universidade de Kyoto, no Japão, fez uma sequência de testes psicológicos com 34 cães e os seus donos. A pesquisa foi publicada no jornal Animal Cognition. O estudo teve objetivo de descobrir se os animais tinham a competência de perceber quando estavam a ser enganados.

Os donos dos cães permaneceram ao lado dos frascos e apontaram para outro frasco que tinha alimento, chamando os cães para se aproximar e conferir quais frascos realmente tinham a ração. Então a acusação era feita. Em seguida, os donos inventaram o oposto, apontando para o frasco vazio, na finalidade de enganar os cães.

Na terceira tentativa, depois de terem sido levados a irem ao primeiro pote com comida e depois ao frasco vazio, os cães deixaram de ir cegamente ao frasco indicado pelos donos, demonstrando saber que não podiam confiar.

De acordo com os pesquisadores os cães têm a capacidade de discernimento e não tomam somente decisões mecânicas. De modo que são capazes de entender quando são enganados e arquivam na memória a atitude do indivíduo que o enganou.

A outra pesquisa dos mesmos pesquisadores, realizou testes em colocar o dono do cão numa situação em que necessitasse de ajuda, como por exemplo, para abrir uma caixa. Em seguida, duas pessoas se aproximavam, uma dando ajuda e a outra ignorando a precisão do dono, enquanto o cão observava a cena.

Artigos Relacionados

Últimos Artigos

Jorge Gabriel preocupado com futuro na RTP.

Jorge Gabriel está preocupado com o futuro na RTP. A imagem do conhecido apresentador da RTP, tem sido objeto de especulação devido ao seu...

Rita Oliveira adverte Catarina Miranda: ‘Vais-me respeitar. O respeito é muito importante’.

Rita Oliveira advertiu Catarina Miranda: 'Vais-me respeitar. O respeito é muito importante'. Durante um episódio tenso do 'Big Brother', as duas concorrentes tiveram um...

Em apuros! Internautas votam pela expulsão entre Catarina Sampaio e Fábio Caçador.

Em apuros! Internautas votam pela expulsão entre Catarina Sampaio e Fábio Caçador. Numa reviravolta surpreendente no Big Brother, Catarina Sampaio nomeou Fábio Caçador. Ela colocou-a...