Benfica pode descer de divisão por corrupção desportiva. O clube da Luz tem um processo disciplinar aberto pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), de acordo com informação do jornal Record.
O motivo são alegados subornos a atletas adversários e equipas de arbitragem, onde o Benfica terá beneficiado da adulteração de resultados desportivos entre as épocas 2013/14 e 2017/18.
Rui Costa, Domingos Soares de Oliveira, Nuno Gaioso e José Eduardo Moniz já foram constituídos arguidos e o Benfica também já reagiu em comunicado: O Benfica “(…) repudia a decisão do Conselho de Disciplina de lhe ter instaurado um processo disciplinar face à inexistência de novos factos relativos a uma matéria já de si objecto de acompanhamento passado. Uma manifesta má-fé do Conselho de Disciplina que só pode ser justificada à luz do recorrente desrespeito e comportamento persecutório ao Sport Lisboa e Benfica”, lê-se.
E acrescentam: “Uma decisão ainda mais inaceitável tendo em conta que a Comissão de Instrutores da Liga, órgão que deveria ter notificado o Sport Lisboa e Benfica em tempo útil, também não o fez, tendo o Clube tomado conhecimento deste processo disciplinar através da Comunicação Social”, escreve a SAD do Benfica, concluindo: “São coincidências e erros a mais para quem, tendo o estatuto de utilidade pública desportiva, lhe cabe a responsabilidade de defender o futebol português, mas que, sucessivamente, cai na subserviência de interesses específicos rivais do Sport Lisboa e Benfica”.