“Famílias têm de baixar potência contratada para pagar menos pela luz”, afirma governo.

4098
baixar potência contratada

De acordo com o ministro do ambiente, as famílias têm de baixar potência contratada para pagar menos pela luz, sendo que conseguem viver “confortavelmente” com uma potência contratada de 3,45 kVA e ter desconto no IVA em 2019.

João Pedro Matos Fernandes, apela assim que as famílias baixem a sua potência contratada para os 3,45 kVA.

Para o ministro do ambiente: “Esta medida já permite que um número muito expressivo de famílias possam dela usufruir (…) Exorto as famílias a pensarem se não vale a pena contratar uma potência mais baixa para usufruírem do desconto no IVA”, frisou.

Matos Fernandes destacou ainda a contribuição para a descida da fatura energética através do Fundo Ambiental e das licenças de carbono. Colocar os maiores poluidores a dar um maior contributo para a redução do preço da energia é o objectivo do governo.

O deputado Emídio Guerreiro contrapôs dizendo que “reduzir a potência contratada não resolve os problemas das pessoas. O simulador da ERSE recomenda uma potência de 6,9 kVA para uma família de 4 pessoas. Até porque 3,45 kVA dão apenas para um 1 frigorífico, uma máquina de roupa e pouco mais. É possível viver assim, mas sem conforto”, afirmou o deputado do PSD.

Loading...