Este é o avião Vladimir Putin resistente a um ataque nuclear, considerado um bunker de voo e uma aeronave “doomsday”. Segundo o El Español, o Ilyushin Il-80 foi construído durante a Guerra Fria era a aeronave de Vladimir Putin capaz de resistir a um ataque nuclear.
Criado para servir de posto de comando aéreo para altos funcionários em tempos de crise, é a aeronave mais segura para o governo russo, além do avião presidencial. É uma versão militar baseada no Boeing 747-200. De acordo com a Força Aérea dos EUA, a aeronave conta com tecnologia de satélite para ser protegida de possíveis impactos nucleares e térmicos.
Vladimir Putin's 'doomsday plane' broken into, robbed of equipment https://t.co/LwwBIfkQTS pic.twitter.com/yUkLTt27AO
— New York Post (@nypost) December 11, 2020
As aeronaves americanas e russas foram originalmente construídas durante a Guerra Fria e projetadas para os piores cenários, embora atualmente sirvam a outros propósitos e voem regularmente como parte das operações diárias. O interior de todos é um mistério e um dos segredos mais bem guardados do Kremlin.
Todas as janelas da fuselagem foram removidas, exceto as do cockpit, assim como as antenas para comunicações via satélite e geradores adicionais de duas cápsulas montadas sob cada asa – o sistema analógico ainda deve ser melhor que a tecnologia digital. Um dos poucos detalhes conhecidos sobre o dispositivo é que ele permite o contato com a frota de submarinos.