Arquivados dois terços dos processos por corrupção.

3776
Arquivados dois terços dos processos por corrupção

Foram arquivados dois terços dos processos por corrupção, havendo apenas cinco condenações e duas absolvições em 408 processos-crime.

As autarquias são as instituições públicas em que mais casos foram identificados, mas também as forças policiais e serviços de saúde estão na lista negra.

O PÚBLICO teve acesso a essa informação e sabe-se que das 408 comunicações feitas pelos tribunais, 244 (59,8%) traduzem decisões de arquivamento, ou seja, “referem-se a procedimentos judiciais no âmbito dos quais não foram encontrados indícios demonstrativos da ocorrência dos delitos que foram denunciados e investigados”.

“Os procedimentos criminais iniciados a partir das denúncias anónimas (o grupo de maior dimensão – 136 casos) tendem a conduzir a decisões de arquivamento.

Por outras palavras, as denúncias anónimas parecem tornar particularmente difícil o trabalho de investigação criminal no acesso e recolha dos indícios probatórios dos delitos sob suspeição”, lê-se no relatório do Conselho de Prevenção da Corrupção.

Loading...