Aprende a branquear roupas sem deixar manchas. Antes de mais é essencial que utilizes os produtos adequados.

COMO BRANQUEAR ROUPAS DE FORMA NATURAL

VINAGRE BRANCO

O vinagre branco além de não ser agressivo com os tecidos, remove as manchas na perfeição e ajuda a suavizar as fibras sem a necessidade de recorrer a amaciadores.

Acrescenta meio copo de vinagre branco ao pó de detergente que normalmente utilizas para lavar a roupa. Coloca os produtos na gaveta da máquina e lava normalmente.

Se vires que as roupas têm manchas no pescoço, axilas ou outras áreas localizada, aplique o vinagre sobre a região afectada. Deixe actuar durante uma hora e depois enxagúa.

BICARBONATO DE SÓDIO

Acrescenta meio copo de bicarbonato de sódio ao teu sabão em pó habitual e lava normalmente. Não mistures na mesma máquina roupas coloridas com roupas brancas.

Para manchas mais fortes ou teimosas, aplica um pouco do produto directamente, misturado com um pouco de sumo de limão e deixe actuar uns minutos antes de lavar.

ÁGUA OXIGENADA

No caso de uma lavagem normal, adiciona meio copo de água oxigenada com o teu detergente habitual ou, no caso da mancha ser muito forte, aplica diretamente como pré lavagem.

SUMO DE LIMÃO

Enche uma panela ou tacho com água e rodelas de limão. Leva ao lume até ferver e coloca de seguida as roupas de molho durante uma hora. Lava normalmente e coloca a secar.

Se preferires não ferver a água, outra alternativa para saber como branquear roupas com limão será preparando uma solução de detergente, uma colher de sal e o sumo de dois limões. Deixa a roupa de molho nesta mistura e sem lavar deixa que seque ao sol.

LEITE

Coloca a roupa de molho num recipiente coberto com leite. Deixa atuar na mistura cerca de duas horas e enxagúe normalmente de seguida.

CONSELHOS PRÁTICOS PARA MANTER AS ROUPAS BRANCAS

Deixamos-lhe alguns conselhos:

Evita usar branqueadores químicos em roupas de poliéster ou de mistura de poliéster e algodão – a reação química pode tornar o tecido amarelado;
Tem atenção à água usada para lavar a roupa – se estiver turva, ainda que ligeiramente, pode acabar por manchar as peças que lavaste;
Podes usar um pouco de borato como norma no processo de lavagem da roupa – isto ajuda a suavizar a roupa e a evitar manchas indesejáveis;
Evita aplicar perfume, desodorizante e outros produtos de higiene directamente nas peças brancas;
tenTenta secar as roupas ao sol e evitar a máquina de secar (os raios ultravioleta contribuem para manter o branco dos tecidos mais bonitos e brilhantes);
Faz sempre a separação da roupa – branca numa máquina e colorida outra – assim não tem como falhar!

FONTEE-konomista
Partilha
Loading...