“O meu sonho é estudar”, disse um menino de 5 anos, que apanhou livros no lixo. Matheus Ferreira de apenas 5 anos foi visto descalço e vestido apenas com uns clações, o pequeno foi visto vagando pelas ruas de Caraguatatuba, uma cidade do litoral norte de São Paulo.
Até que, em determinado momento, ele avistou um “tesouro” dentro de uma caçamba de entulho. Foi então que ele entrou na caçamba e de lá saiu carregando algo a que nem todos nós damos o devido valor: livros. Ao “resgatar” os livros, o menino despertou a atenção de dois policiais militares que estavam de folga e que fizeram uma foto da situação.
Impressionados com a atitude do garoto e imaginando que ele pudesse ser de alguma família carente, os amigos decidiram seguir o pequeno Matheus até a sua casa naquele dia.
Lá, como já imaginavam, eles se depararam com a realidade humilde de Matheus e os seus quatro irmãos, juntos da mãe, Claudineia Ferreira de Moura, dona de casa, e Winderson Balbino de Lima, autónomo.
Os policiais divulgaram a história dele e de sua família pelo Instagram, junto da imagem de Matheus saindo da caçamba, que logo viralizou na web. “O meu sonho é estudar”, disse Matheus em reportagem do portal G1. Mas o pequeno também tem um senso de comunhão e solidariedade que é se admirar.
Após pedir emprego na rua, menino de 11 anos recebe mais de R$90 mil em doações. A sua vida se transformou!
Menino ensina irmão mais novo a ler enquanto vende balões na rua. Sobrevivem juntos!

Matheus recolheu os livros do lixo não apenas para si, mas para dividir com os irmãos. Segundo Claudinéia Ferreira, ela espera que os filhos consigam conquistar tudo o que ela não pôde ter e que não há felicidade maior para ela do que vê-los crescendo e conquistando seus sonhos.
Também ouvidos pelo site, os policias militares André Pereira e Glaucio Oliveira contaram que andavam pelo bairro quando viram a cena e se compadeceram ao achar que Matheus estava à procura de alimento no lixo. Sensibilizados com a atitude do menininho, André e Glaucio juntaram algumas roupas e depois de descobrir onde ele mora, foram ao local levar as doações.
Como notaram que a família estava a passar por muitas dificuldades, eles pediram autorização para divulgar a história da família a fim de conseguir mais ajuda.
Assim que a imagem de Matheus a recolher os livros e o vídeo feito da família foram jogados na rede, a postagem viralizou quase que instantaneamente, e muitas pessoas se colocaram à disposição para ajudar a família.
Por conta da repercussão, a Associação de Combate ao Câncer de Caraguatatuba (ACC), que fica no bairro onde Matheus vive, passou a receber doações para a família, como cestas básicas e equipamentos para a casa.
E até uma escola da cidade deu uma bolsa de estudos para Matheus. Agora, as crianças têm até videogame, que foi doado por um comerciante. Uma vaquinha também está a arrecadar dinheiro para todos eles. Que exemplo!
Graças a André Pereira e Glaucio, a vida do pequeno Matheus e de sua família está mudando para sempre. Que todos nós tenhamos esse olhar para nos preocupar com o outro e fazer o que está ao nosso alcance para melhorar a vida alheia.