O antigo Hospital de Vila Franca de Xira foi abandonado e fecharam as portas deixando aparelhos, monitores, máquinas, macas, muitas camas e cadeiras.

A única coisa que foi feita foi emparadar as portas, mas esqueceram-se das janelas.
Um espaço assim era de esperar que as salas estivessem vazias, mas não estavam. Várias camas de bebé, duas máquinas de raio-X, várias camas de hospital, cadeiras das salas de espera por todo o lado e um bloco operatório intacto.

A 28 de março de 2013 fizeram as despedidas ao Hospital Reynaldo dos Santos para dar as boas-vindas ao novo Hospital de Vila Franca de Xira, três vezes maior do que o anterior.

Com um investimento total de 108 milhões de euros, o novo hospital abriu com 280 camas de internamento, 33 gabinetes para consultas externas, 9 salas do bloco operatório e três novas especialidades: hemodiálise, psiquiatria e infeciologia.

Antigo Hospital de Vila Franca de Xira

Há muito tempo que os concelhos de Vila Franca de Xira, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Benavente e Azambuja pediam uma nova unidade hospitalar, uma vez que o Hospital Reynaldo dos Santos já não tinha capacidade para dar resposta a todas as necessidades da população.

Uma parceria público-privada com a gestão da José Mello Saúde fez erguer o novo Hospital de Vila Franca de Xira que entrou em funcionamento por etapas. A partir dessa altura mais ninguém quis saber do antigo, que continua lá, de pé, equipado e cada vez mais exposto a actos de vandalismo e furtos.

Antigo Hospital de Vila Franca de Xira

Há cada vez mais pessoas a entrar no hospital abandonado, pois portas que antes estavam fechadas e agora estão partidas, extintores espalhados nos corredores, nota-se que o vandalismo já lá chegou.

No geral, o edifício está em bom estado, com excepção da sala de fisioterapia, onde o tecto já estava a cair, não se sabe se poderá ter sido destruído. Como as pessoas já perceberam que o espaço está abandonado, estão a ir lá cada vez com mais frequência. A continuar assim facilmente se perceberá adivinhar o que poderá acontecer.

Antigo Hospital de Vila Franca de Xira

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo explicou que “desde meados de 2013 que o edifício e o seu recheio foram entregues à Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira, que já era proprietária do imóvel onde funcionou o Hospital Reynaldo dos Santos”.

Antigo Hospital de Vila Franca de Xira

Por sua vez, Armando Jorge Carvalho, mesário da Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira, não comenta o estado de abandono do edifício, nem sobre o material médico que lá se encontra, revelando apenas que “neste momento oficialmente a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo autorizou a Santa Casa de Misericórdia a fazer a requalificação do hospital para criar uma unidade de cuidados continuados com 140 camas. Vamos agora entrar no processo de procura de financiamento”.

Também vais gostar destes:
– Aqui no hospital ninguém pôs os pés”, desabafou Daniela Pimenta nas redes sociais.
Idosa foi esquecida durante 12 horas em sala de espera de hospital e acaba por não resistir.

Espera-se assim uma nova vida para o antigo Hospital Reynaldo dos Santos.